Madeiras Comerciais

DELTA Home

H. G. Richter e M. J. Dallwitz

Introdução

Esta base de dados contém descrições e um sistema interativo de identificação para madeiras folhosas, comuns no comércio internacional, que ocorrem em todas as principais regiões florestais do mundo. O ¨pacote¨ é projetado primeiramente para uso por pesquisadores em ciência da madeira e da floresta, e por instituições de ensino que atuem com anatomía e identificação de madeiras.

O ¨pacote¨ foi elaborado e está sendo mantido no Centro Federal de Pesquisas Florestais e de Produtos Florestais, Hamburgo, Alemanha, como uma base de dados no formato DELTA (Dallwitz 1980; Dallwitz, Paine e Zurcher 1993). Ele foi criado com a intenção de facilitar a identificação das madeiras comerciais e a obtençaõ de informação sobre a sua estrutura anatômica, para uso por profissionais e instituições que não tenham acesso a uma boa xiloteca institucional à sua disposição.

Presentemente a base de dados contem descrições codificadas de aproximadamente 350 madeiras, a grande maioria delas comerciais. Os carateres e notas acompanhantes seguem a lista de IAWA de Caráteres Microscópicos para a Identificação de Madeiras Folhosas (IAWA 1989; vide a IAWA Web site), à exceção de alguns carateres adicionais não contidos nesta lista. Aproximadamente 75% dos carateres são ilustrados, bem como aproximadamente 75% das madeiras. Por esta razão, a versão publicada na Internet permanecerá como uma versão teste, pois é sabido que sempre haverá a necessidade de adicionar informações textuais e gráficas, conforme se apresentem as necessidade de complementação e atualização, bem como o tempo assim o permita.

A identificação e a consulta dos dados podem ser conduzidas em cinco línguas, a saber: inglês, francês, alemão, português, e espanhol.

O ¨pacote¨ interativo de identificação e obtenção de informações usa o programa Intkey (Dallwitz, Paine e Zurcher 1995, 2000), disponível gratuitamente, e permite o acesso conveniente e flexível à maioria das informações contidas na base de dados DELTA.


Contents