Madeiras Comercias

DELTA Home

H. G. Richter e M. J. Dallwitz

Agradecimentos

A maioria dos carateres e das notas associadas, usadas nesta base de dados, correspondem a algumas modificações feitas, necessárias para atender as exigências do formato de DELTA à lista de IAWA de caráteres microscópicos para a identificação de madeiras folhosas (IAWA Bulletin n.s. 10(3): 219-332, 1989).

Parte das ilustrações microscópicas que acompanham a lista de caráteres e das descrições de madeira codificadas, foram criadas com a ajuda da matriz de Olympus Europa, Hamburgo, Alemanha; outra parte, cedidas como cortesia do Instituto de Mineralogía e Petrografía da Universidade de Hamburgo. O contínuo suporte da Olympus e do Instituto de Mineralogía e Petrografía são reconhecidos e as ilustrações escaneadas diretamente de fontes impressas estão devidamente marcadas.

Todas as descrições de madeira codificadas na base de dados foram elaboradas em função de observações sobre lâminas microscópicas e amostras de madeira pertenecentes à xiloteca (RBHw) do Centro Federal de Pesquisas Florestais e de Produtos Florestais, Hamburgo, Alemanha. As principais fontes de literatura adicionais consultadas, são citadas nas referências bibliográficas.

Os nossos agradecimentos dirigem-se a todos que contribuíram na elaboração das descrições codificadas das madeiras, entre eles Edda John, Michael Trockenbrodt, Claudia Muche, Annelies de Groote, Bieke Lybeer, Lidia Pérez de Molas, Antonio Silva Guzmán; também àqueles que cooperaram na elaboração de, ou forneceram ilustrações para a base de dados, nas pessoas de Christina Waitkus, Veronica Angyolossy Afonso; àqueles que ajudaram preparar as traduções para os idiomas francês, espanhol e português, nas pessoas de Caroline Loup, Pierre Detienne, Antonio Silva Guzmán, Francisco Fuentes Talavera, João Carlos Moreschi, Roland Vetter; e àqueles que contribuiram com o seu talento na área da computação para o desenvolvimento da base de dados, nas pessoas de Toni Paine e Eric Zurcher.

Agradecemos muito à Associação Internacional dos Anatomistas de Madeira (IAWA), pela permissão dada para incorporar os comentários dos carateres e as respectivas referências bibliográficas (veja sob IAWA Bibliografía), elaborados por um comitê internacional e publicados na revista acima citada.


Contents